Sobrado ou casa térrea? O que construir?

Construir uma casa, ao invés de comprar um imóvel pronto, traz grandes benefícios envolvendo a economia, poder projetá-la ao seu gosto e às suas necessidades. Entretanto, muitas vezes ter essa possibilidade acaba gerando dúvidas sobre qual seria o melhor tipo de edificação a ser construído: casa térrea ou sobrado.

Essa decisão vai muito além do gosto pessoal, pois vários outros fatores precisam ser levados em conta quando se planeja construir, como o investimento financeiro, o ganho de espaço e o contexto das pessoas que irão morar no local. Por isso, veja a seguir as principais vantagens e desvantagens de cada estilo de casa, e tenha elementos para fazer sua escolha.

Casa térrea

A casa térrea é uma excelente alternativa para quem prioriza a facilidade de locomoção, uma vez que este estilo de residência não possui escadas. Assim, qualquer mudança de móveis, limpeza e manutenção do ambiente podem ser feitas com muito mais facilidade.

Da mesma forma, o deslocamento dos moradores é mais seguro, especialmente no caso de idosos, crianças e portadores de necessidades especiais, para quem as escadas representam perigo maior de queda.

Outra vantagem desse tipo de habitação é o investimento financeiro que normalmente é menor em relação ao sobrado, visto que sua estrutura não precisa ser tão reforçada.

Contudo, é preciso avaliar cada caso em específico, afinal, pode-se economizar por um lado, mas poderá precisar de mais dinheiro na aquisição do terreno e na construção do telhado, que terão de ser maiores.

Por isso, a limitação do aproveitamento de espaço na construção desse tipo de casa é sua principal desvantagem. Enquanto o sobrado aumenta verticalmente, a casa térrea só pode aumentar horizontalmente e, por esse motivo, precisa de um terreno bem maior para oferecer a mesma área útil que seria disponibilizada em um sobrado.

Sobrado

A construção de um sobrado é especialmente vantajosa quando você precisa de uma casa grande, mas possui um terreno pequeno. Assim, é possível aproveitar muito bem o espaço distribuído em dois pisos e ainda deixar alguma área livre no terreno, dependendo da situação.

Além disso, a divisão da residência em dois andares permite que você separe mais facilmente a área privada familiar do espaço para visitas, o que é mais complicado de ocorrer em uma casa térrea.

Outra possibilidade que a construção de um sobrado oferece é quanto à estética arquitetônica da edificação.

No entanto, isso envolve um investimento financeiro mais elevado, o que já será necessário para execução da fundação e os fortes alicerces desse tipo de residência.

Com relação ao interior da habitação, o sobrado tem a desvantagem das escadas, que dificultam o dia a dia de idosos, crianças e/ou pessoas portadoras de necessidades especiais. Por outro lado, o fato de esta edificação ser mais alta e estreita, usualmente faz com que ela seja mais ventilada e forneça, na maioria das vezes, uma vista mais favorecida da região.

Como você pode ver, tanto o sobrado quanto a casa térrea têm vantagens e desvantagens. Por isso, considere as necessidades e preferências de quem viverá com você, bem como seus planos de vida, e é claro, o gosto pessoal também conta.

Com essas informações, você poderá avaliar a melhor opção para o seu contexto e fazer a escolha certa. Sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *