Projetos para construção: quais são os tipos de plantas para a sua casa?

Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado específico. Os projetos estão em tudo que fazemos, desde a fabricação de clipes a construção de espaçonaves. Neste post explicaremos tudo sobre os projetos para a construção de sua casa. Confira!

Quais os tipos de projetos para construção?

Na construção residencial, podemos definir os projetos para construção como o conjunto de documentos que descrevem como a sua casa deve ser construída. Os documentos que geralmente compõem o projeto de uma casa são: projeto arquitetônico, projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidráulico, planta baixa, planta de locação, planta de cobertura, quadro de esquadrias, maquetes eletrônicas em 3D, entre outros.

Projeto para construção – O que é?

Para elaborar cada um destes documentos, são feitos estudos e análises detalhadas. Assim é possível antecipar a identificação de problemas e até ver como a casa ficará quando estiver pronta. É nesta etapa que você deve colocar todas as suas ideias no papel. Por isso, anote tudo que deseja para a sua casa nova para não esquecer de considerar no projeto arquitetônico.

Projeto Arquitetônico

O projeto arquitetônico ou também conhecido como projeto executivo, é composto por um conjunto de desenhos técnicos que descrevem como será a sua casa. Entre todos os desenhos, o mais importante é a planta baixa, porque todos os outros projetos para construção usam ela como base.

A planta baixa é um corte horizontal da sua casa, onde é possível ver de cima, com as paredes cortadas, a disposição e metragem dos cômodos, portas, janelas, escadas, entre outros elementos. Em sobrados, cada pavimento (andar) da casa deve ter a sua planta baixa.

Para elaborar o projeto executivo você precisará de um arquiteto devidamente credenciado no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Ele irá estudar as necessidades e hábitos da sua família e as características do terreno (topografia, orientação solar, entre outras, para elaborar o projeto ideal para a sua casa.

Projeto Estrutural

O projeto estrutural é desenvolvido por um engenheiro civil. Ele irá analisar a planta baixa, a resistência do solo e todas as cargas (peso) para compor o cálculo das fundações e estruturas necessárias para manter a sua casa de pé e evitar problemas futuros, como trincas, rachaduras, e até em situações mais graves, desabamentos.

Normalmente os projetos estruturais detalham a largura, comprimento, diâmetro, formas e amarração de todos os elementos estruturais da casa. Os elementos mais comuns são:

Fundações: sapata, estaca e viga baldrame.

Superestrutura: colunas ou pilares, vigas e lajes.

Projeto Legal

Para iniciar uma construção é necessário ter o alvará da obra emitido pela prefeitura da sua cidade. Sem o alvará a sua obra corre o risco de ser paralisada e multada. O alvará também é exigido pelos bancos na hora de liberar o financiamento.

Neste projeto o objetivo é demonstrar para a prefeitura que as normas e exigências do Código de Obras Municipal foram atendidas. Geralmente os desenhos técnicos exigidos são os mesmos do projeto arquitetônico, mas com algumas modificações na planta baixa.

Cada prefeitura tem a sua regra, mas as exigências mais comuns são: taxa de ocupação, taxa de aproveitamento, área de permeabilidade, iluminação, ventilação e os recuos a serem utilizados na obra. Se a construção for em condomínio, é necessário também ficar atento às regras de construção internas.

Projeto Elétrico

Determina como são os circuitos elétricos e seus componentes (passagem de eletrodutos, tomadas, interruptores, luminárias, ar condicionado etc.). Neste projeto também é especificado o quadro de distribuição com todos os seus disjuntores.

Projeto Hidráulico

Especifica todos os elementos, ligações e equipamentos do sistema hidráulico, inclusive as suas dimensões e capacidades. Geralmente é divido em dois projetos: água pluvial e esgoto, água fria e quente.

Projeto Paisagístico

Aborda a implementação do jardim, detalhando: as espécies de plantas utilizadas e suas localizações, elementos decorativos e de suporte, iluminação e irrigação.

Projeto de Interiores

Demonstra como será o interior da residência, detalhando os tipos de mobiliário, cores, texturas e elementos que darão o toque pessoal a sua casa.

Ufa! Quanta coisa, né? Mas não se preocupe, cuidamos de tudo para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *